Livro "Histórias pra Aquecer o Coração"

"Histórias para aquecer o coração - quando a vida do outro importa"  é uma coleção de 50 histórias reais, curtas e ilustradas com fotos coloridas, sobre os fatos mais marcantes em 12 anos de projetos sociais, de educação e de ajuda humanitária liderados pelo promotor Enilson Komono, de Bauru-SP. Entre eles, estão o Wise Madness; a Creche Sementinhas; a ajuda humanitária da SOS Global no Brasil e no Exterior; o projeto Emanuel, que atende crianças vulneráveis no Recife; o Projeto Cegonha, que atende gestantes e recém-nascidos da Maternidade Santa Isabel; o Projeto Abrace, que presta apoio a pacientes de longa permanência no Hospital Estadual; e o Toque, que presta assistência a moradores de rua.

Leia abaixo duas histórias do livro sobre a Creche Sementinhas:

"Parecia Impossível"

David Padovini e Bruna Padovini

“Pois todas as coisas foram criadas por Ele, e tudo existe por meio Dele e para Ele. Glória a Deus para sempre! Amém”.

Romanos 11:36

"O Projeto para a Construção da Creche Sementinhas foi avaliado em mais de um milhão de reais no ano de 2012, com a doação do terreno na rua Maria Rosa quadra 03, vila Independência. Durante esse mesmo ano, a IACM/Bauru1 e seus membros fundadores do projeto, trabalharam para a elaboração dos documentos como o Estatuto Social, Projeto Arquitetônico e Projeto Pedagógico, além das ações solidárias para a captação de recursos.

Para uma Igreja com pouco mais de cem membros, localizada em um bairro simples de Bauru, a ousadia do Projeto parecia uma grande loucura para muitos. Mas para Deus já era real.

Em Janeiro de 2013 fundamos a Associação Creche Sementinhas, uma longa jornada de trabalho e muita fé se iniciava. Durante toda a construção arrecadamos recursos através de eventos beneficentes, tais como festas do sonho, yakisobas, pasteladas, o “Bazar das Amigas Solidárias”, a “Rifas dos Amigos Solidários”, tudo em prol da construção da creche. Além disso, uma grande rede de contatos foi construída para viabilizar esta grande obra.

O mais curioso disso tudo é que essas ações não arrecadavam valores altos, mas sempre que trabalhávamos unidos, com fé e dedicação, na semana seguinte ao evento, milagrosamente, algum “simpatizante desconhecido” depositava uma quantia significativa na conta da creche... era Deus nos dizendo: “Não fiquem preocupados, sou Eu que estou à frente!”.

A construção foi iniciada no final de 2013, o sonho começava a se tornar real. Os desenhos arquitetônicos saíram do papel e ganharam vida, já era possível visualizar o esqueleto das salas, corredores e o parquinho da escola. Mais do que isso, já era possível ouvir a gritaria das crianças, vê-las correndo pela creche... Muitos foram os desafios nessa caminhada, as dificuldades vieram, recebemos muitos “nãos”, diziam que era impossível! Mas novamente Deus nos dizia: “Não se importem com o que vão dizer, olhem para mim!”.

A construção foi finalizada em Dezembro de 2015. Durante o ano de 2016 corremos com as adaptações necessárias para a abertura e funcionamento da instituição – alvarás, licenciamentos, convênio público, equipamentos de cozinha, eletrônicos, materiais didáticos em geral etc.

Seguimos firmes na arrecadação de recursos por meio de ações solidárias. Gestos simples, mas que alcançavam exatamente os valores de cada etapa para equipar o prédio. Na manhã do dia 2 de fevereiro de 2017 abrimos as portas para receber nossas primeiras 60 crianças, 10 funcionários e uma comunidade voluntária para o atendimento educacional em parceira, através do convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Bauru.

Hoje (2019) atendemos 93 crianças de 02 a 06 anos e mais de 160 famílias cadastradas aguardam por uma vaga na Creche. Nesse final de ano será a formatura da nossa segunda turma! Caminhamos com desafios diários na certeza de estarmos na direção certa, dependendo dEle para tudo o que é impossível. Entendemos que a creche não é apenas um projeto social/educacional desenvolvido por uma comunidade, mas sim a direção dada por Deus em prol daquilo que nós chamamos de Reino!"

Compre o Livro Baixe o .PDF desta história

"Tudo Faz Sentido"

David Padovini e Bruna Padovini

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.

Eclesiastes 3:1

"Deus é mesmo o Senhor do Tempo! Às vezes não entendemos os muitos acontecimentos em nossas vidas. Mas a verdade é que nada acontece por acaso e tudo tem um tempo determinado. É na caminhada da vida que as coisas vão fazendo sentido!

Quando pequena, recebi o convite de um grupo de japoneses para fazer uma visita a uma igreja caseira, mas que desenvolvia um importante trabalho com as crianças dos bairros vizinhos. E foi em uma Kombi Azul 1970 que eu e mais de vinte crianças éramos levadas todos os domingos de manhã para essa igreja, onde uma família japonesa de missionários ensinava, pacientemente, princípios, valores, sobretudo, apresentavam o verdadeiro amor. Amor, esse, que daria todo o sentido à minha vida!

Anos mais tarde, ingressei no curso de Pedagogia em Bauru (2004). Não era a minha primeira opção profissional, mas era o que havia conseguido. Nessa época, devido às condições financeiras familiares, seria impossível ingressar em uma Universidade particular ou realizar os estudos em outra cidade. Então, era preciso escolher um curso público em Bauru e que fosse possível ser aprovada no vestibular. No decorrer da graduação, surpreendentemente, fui identificando-me com a profissão e entrei para o grupo que cuidava das crianças na Igreja (chamamos de Ministério Infantil), com o intuito de colocar em prática os conhecimentos que estava adquirindo.

Foi na Universidade também que conheci o David. Esse seria um grande parceiro não só no amor, mas para tudo o que viria pela frente. Participantes ativos na IACM2, trabalhamos juntos, voluntariamente, por quase dez anos em atividades com a infância: acampamentos, escolas bíblicas de férias, gincanas de rua, impacto nos bairros com brincadeiras, música, teatro e contação de histórias, trabalhos na rede SOS com as crianças vítimas de catástrofes e enchentes. A igreja crescia no trabalho com a infância, e Deus acrescentava, cada vez mais, amor por elas, dando continuidade à visão que Ele mesmo já havia iniciado há muito tempo atrás, com aquela doce família japonesa e a Kombi azul!

Nesse período de formação profissional tive o privilégio de trabalhar na rede privada e pública-municipal de ensino, atuando, em ambas, como Professora de Educação Infantil. Iniciei a carreira também no terceiro setor, trabalhando como Coordenadora Pedagógica de uma Creche Conveniada de Bauru no ano de 2009. E Deus, certamente, já estava me preparando para os passos que viriam mais tarde.

Mesmo com todo esse agito, conseguimos nos casar (2010) e foi em um desses encontros de casais na IACM que sentimos a confirmação para a direção que Deus estava dando para a Igreja: ampliar os trabalhos com a infância – cuidar do ensino e do coração das criancinhas!

A visão ganhou endereço quando um casal4 (2011) fez a doação de um terreno para a Igreja, a fim de que pudesse expandir sua visão social e educacional. A igreja foi presenteada com uma oportunidade de contribuir não apenas com as famílias locais da nossa comunidade, mas colaborar com a sociedade, podendo fazer a diferença na vida de mais crianças – assim como um dia, alguém dedicou tempo e cuidados com a minha infância, agora era a nossa vez de trabalhar para continuar esse ciclo.

A partir disso, nascia um grande sonho de todos nós: construir um espaço para promover conhecimento, valores, princípios e, sobretudo, partilhar daquele amor. O sonho era construir uma creche, um espaço educacional para novas aprendizagens e conhecimentos. Um lugar para semear vida: nascia a Associação Creche Sementinhas.

Nesse projeto tive o privilégio de participar desde o início, na idealização da arquitetura, na montagem das salas, na captação de recursos e na elaboração do projeto pedagógico e curricular da escola. Fui honrada com a oportunidade de, após dez anos de atuação na educação, investir em uma prática pedagógica alicerçada nos conhecimentos e nas experiências vivenciadas neste período, almejando formar uma equipe que vivesse, junto com todos nós, a construção deste grande sonho. Acreditamos que por meio da educação é possível semear um futuro melhor para a nossa sociedade; trabalhar para a justiça social e partilhar do amor ao próximo. Como dizia Paulo Freire (1987), “não se pode falar de educação sem falar de amor.”.

Como nos filmes em que é preciso chegar o final para entendermos o início, chegamos nessa etapa da vida com a certeza de que Deus escreve cada pontinho da nossa história. Mais do que pessoas, Ele une sonhos, projetos, convicções e muitas experiências. Somos extremamente gratos a Deus, a nossa Igreja, familiares, amigos, parceiros e colaboradores. Agradecemos a todos que conhecemos nessa caminhada e a outros que Deus nos presenteou para trilhar essa desafiadora jornada. Entendemos que todas as coisas têm um propósito em nossas vidas e que no final, tudo faz sentido!"

Compre o Livro Baixe o .PDF desta história