Berçário

Atendemos bebês de 4 meses aos 2 anos (aproximadamente). Cada criança tem seu momento de passar para o grupo seguinte, que depende do desenvolvimento motor.

O Berçário da Creche Escola Sementinhas oferece toda a estrutura adequada aos cuidados assistenciais para bebês a partir dos 4 meses e a proposta pedagógica começa a ser aplicada já nesta idade.

  Atividades diferenciadas são promovidas para estimular e desenvolver cada bebê com o suporte da supervisora pedagógica.

  Músicas, histórias, jogos, brincadeiras fazem parte do cotidiano do Berçário. Vivenciando as atividades com diferentes recursos, a curiosidade dos bebês é estimulada, o que favorece ainda mais o desenvolvimento do corpo, do raciocínio e da linguagem. A interação com a literatura infantil já começa nesta fase, através de livros e fantoches que são manuseados diariamente pelas crianças.

  O resultado de todo este trabalho fica registrado nos relatórios individuais sobre as conquistas do bebê, enviados a cada semestre para os seus responsáveis.


  Semanalmente, uma pedagoga promove atividades diferenciadas para estimular e desenvolver cada bebê.

  As atividades no Berçário têm como objetivo comum estimular a concentração, a comunicação, a criatividade e as percepções sensoriais,  através das atividades realizadas em diferentes períodos do dia.

Psicomotricidade

Este trabalho favorece o desenvolvimento da motricidade da criança, como por exemplo, a sustentação da cabeça, o rastejar, a posição de quatro apoios, até a fase de marcha, onde há ênfase para o equilíbrio de tronco.

Ritmo e Movimento


Esta atividade é realizada  através de cantigas de roda, movimentos acompanhados de palmas e muitos movimentos de expressão corporal.

Alimentação

A Creche Escola Sementinhas preocupa-se com as necessidades alimentares específicas, por isso, segue as orientações dadas pelo pediatra de cada criança quanto a restrições, dietas, etc.

Higiene

Faz parte do dia a dia, a limpeza dos espaços utilizados pelos bebês no início da manhã e da tarde e ao longo do dia sempre que houver necessidade. A quantidade de banhos ou troca de fraldas se dá de acordo com as necessidades da criança no dia. O banheiro é apropriado para atender aos bebês, com banheira, chuveiro e trocador.

Supervisão Pedagógica
A Supervisão Pedagógica orienta a equipe do Berçário, adequando planejamentos e projetos de acordo com o trabalho desenvolvido na Creche Escola Sementinhas.

Berçaristas

A equipe é composta de três berçaristas que se encarregam do atendimento aos quinze bebês (capacidade máxima), uma funcionária da cozinha que prepara a alimentação dos bebês e uma psicopedagoga que faz a coordenação dos trabalhos.

Obs: As berçaristas da Creche Escola Sementinhas possuem curso de formaçaõ para berçaristas.

 

 

 

 

Turmas e Faixa Etária

Berçário

4 meses à 2 anos


Maternal

2 aos 3 anos


Jardim 1

3 aos 4 anos


Jardim 2

4 aos 5 anos


Jardim 3

5 aos 6 anos